vazio

 

                                                           

 

 

    Com objetivo de trazer novos rumos e diretrizes para a área e profissionais que atuam com Ressonância Magnética, a Diretoria do CRTR-RJ e a Câmara Técnica de Segurança em Ressonância Magnética promovem a integração de um Fórum de Discussões e um Simpósio de novas Técnicas.
    Estarão presentes representantes do CONTER, CRTR'S, SUBVISA/SMS-Rio, Médicos, Físicos, Engenheiros e é claro, Técnicos e Tecnólogos em Radiologia para o crescimento da segurança e do desenvolvimento tecnológico.

Sexta, 22 Dezembro 2017 12:46

Comunicado de Ano Novo

 

 

Desejamos um Ano Novo para todos os Profissionais da Radiologia, alunos e colaboradores.

 

Informamos que do dia 26/12/2017 até 29/12/2017 não haverá atendimento ao público, apenas trabalho interno para manutenção de nossa infraestrutura.

Retornaremos às atividades normais no dia 02/01/2018.

Quarta, 20 Dezembro 2017 10:57

CRTR-RJ CAPACITA

 

 

O CRTR/RJ disponibiliza aos Alunos e Profissionais da Radiologia, cursos livres de férias, a partir de 08/01/2018 até 19/01/2018 dia em sua sede, situada a Av. Presidente Vargas, 534 - 7º Andar.

 

Para se inscrever, basta enviar os seguintes dados para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Nome completo
  • CPF
  • Telefone
  • E-mail
  • Informar se é Profissional ou Estudante.

 

As vagas são limitadas a 25 por curso. Para a emissão do certificado será cobrada uma taxa de R$ 20, para cada curso. Esse valor terá que ser depositado na conta corrente do Banco Caixa Econômica Federal:

  • Agência: 0198 
  • Conta Corrente: 0841-1 
  • Op: 003

 

* Só efetue o pagamento depois da confirmação de sua inscrição.

 

** Certificado será entregue no final de cada aula.

 

   Calendário dos Cursos

DIA

HORÁRIO

TEMA

PROFESSOR

08/01/2018

09:00 - 12:00

Achados do Tórax por Raios X

Carlos Rocha

09/01/2018

09:00 – 12:00

Ressonância Magnética e seus destaques

Ingrid Neves

10/01/2018

16:00 – 19:00

Exame de Tórax em cães e gatos – técnicas e protocolos

Ellias Teixeira

11/01/2018

16:00 – 19:00

Profissionais das Técnicas Radiológicas e sua atuação além da área de Saúde

Luciano Santa Rita

12/01/2018

16:00 – 19:00

Planejamento Virtual de implantes com tomografia e “Cone Beam”

Richard Dias

15/01/2018

16:00 – 19:00

Tomossintese mamária

Tatiana Diniz

16/01/2018

09:00 – 12:00

Contrastes em tomografia. Como fazer, quando fazer e qual fazer

Uilson Melo

17/01/2018

09:00 – 12:00

Métodos de diagnóstico em Densitometria Óssea

Ana Carla

18/01/2018

09:00 -12:00

Papel do Profissional na Hemodinâmica junto a equipe multidisciplinar.

Luiz Lima

18/01/2018

16:00 – 19:00

O papel do Profissional da Radioterapia

Nelson

19/01/2018

16:00 – 19:00

A importância da Radiologia Forense nas áreas Técnicas Científicas

Mirella Kabad

Terça, 19 Dezembro 2017 01:48

Esclarecimentos Anuidade 2018

   

 

 

Nota de esclarecimento

    As regras para pagamento das anuidades do próximo ano foram estabelecidas por meio da Resolução CONTER n° 05/2017, que trouxe algumas mudanças em relação ao ano anterior. Como objetivo de alinhar o entendimento sobre as referidas regras, viemos esclarecer alguns pontos, em resposta a questionamentos já apresentados por alguns profissionais: 

 

  • Dia 10 de janeiro: importante data de referência

    Até esse dia, o profissional terá a opção de parcelar o tributo em até 5 vezes, sem juros; ou pagar em cota única, com 20% de desconto sobre o valor total. É também a data de vencimento da primeira parcela, independentemente da quantidade de vezes em que a anuidade foi dividida — seja em duas ou cinco vezes, a primeira parcela tem vencimento nesse dia.

  • Limite de parcelas e incidência de juros:

     O limite é 5 vezes, mas o profissional tem a liberdade de dividir em menos parcelas. Se o pedido for feito até o dia 10 de janeiro, não incidirão taxas. Depois dessa data, os juros serão contabilizados tendo como referência a data do vencimento da primeira parcela (10/01). As taxas variam de acordo com o valor parcelas, que aumenta quando dividido em menos vezes.

  • Atente-se:

    Depois do dia 10/01, ainda existe a possibilidade de parcelamento, mas começa-se a gerar taxas, previstas na Resolução, sobre o valor da primeira parcela que venceu em 10 de janeiro.

Quinta, 09 Novembro 2017 14:55

1º INTERCÂMBIO DO CRTR-RJ

 
 
 

1º INTERCÂMBIO DO CRTR-RJ
TRN - Jorge Albarran (México)

Tema:
"Virtopsy"
Radiologia Forense

Local - Auditório CRTR-RJ
Nº vagas: 30

Ingresso: Contatar Srª Leci no número 
(21) 2262-1446 ou (21) 2262-5755
Informar: Nome, Email, Telefone

 

 
 
Quarta, 25 Outubro 2017 18:22

NOTA DE REPÚDIO AO RACISMO!

            

 

NOTA DE REPÚDIO AO RACISMO!

 

      Ao tomar conhecimento desta ação infame, que é o racismo sofrido pelo Atual Presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro, o técnico Marcello Carlos, perpetrada por opositores à sua administração e de seus colegas de diretoria, fiquei entre perplexo e indignado com esse nefasto e infeliz  ato, pois imaginava, não só  pela minha passagem como procurador desta Autarquia Pública Federal ao longo de mais de 15 anos de serviços prestados à este ente Público, em que pude  testemunhar através de congressos, seminários e centenas de cerimônias por ocasião da entrega das credenciais profissionais à milhares de técnicos e tecnólogos, uma mácula sequer,  por ser de etnia negra,  a exemplo do  Presidente da Entidade, agora atingido em sua dignidade humana.

 

Afirmo a declaração acima, na certeza de ter vivido ao longo do desempenho do cargo, uma série de relações pessoais, mercê das inúmeras   reuniões com várias entidades, dentre elas a relação fraterna principalmente nos últimos anos de minha estada como procurador. O Sindicato dos Técnicos em Radiologia, no trato com a pessoa de seu   atual Presidente; Luiz Thomé e sua Advogada, por sinal, também negra; Dra. Fátima Moura, a quem nutro admiração  pelos serviços quase anônimos prestados  à Categoria, neste caso, dando-lhe amparo e conforto no âmbito da Justiça do Trabalho,   em tempo superior aos meus quinze anos e,  por fim, repito, todos os presidente, diretores e Conselheiros, que por lá passaram e ainda passam, a quem junto com inúmeros colegas funcionários da Entidade, tive a honra de trabalhar, Por isso, conquanto pudessem haver divergências, quanto aos critérios de cada qual, gerando com isso,  adversidades, nunca presenciei ao longo desse tempo, um ato tão vil, um verdadeiro retrocesso,  como esse de quem quer que estivesse em posição antagônica a cabo de divergências políticas, viesse lançar mão de expediente racista para se opor as ideias da  administração contrária a seus interesses. Desde a Abolição da Escravatura, no tocante ao combate ao racismo, passamos pela Lei Afonso Arinos (1951), depois pela Lei Caó  (1989), e agora O Estatuto da Igualdade Racial (2010), que sobretudo, visa “garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”.  

 

De sorte que cabe ao CRTR-RJ, sem embargos de outras medidas cíveis e criminais, agir de forma firme, no sentido de arredar de dentro de seu seio, essa ação racista e inaceitável  que nos atinge no dias de hoje”.

 

Edson Jorge Rodrigues

Advogado

 

 

*Foto/Dr. Edson e o jornalista Weber Borges - autor do livro “Eu Também sou vítima”

 

Sexta, 29 Setembro 2017 19:02

CRTR-RJ na Educação

 

    A nova Diretoria do CRTR-RJ, com o intuito de realizar as mudanças que a Radiologia do Rio de Janeiro tanto precisa, inicia em sua gestão o projeto CRTR NA EDUCAÇÃO.

A Nova Diretoria e a Presidente da Comissão de Educação, Conselheira Cátia Benevides, iniciam o projeto que tem como objetivo levar o CRTR até os cursos e faculdades.

 

    "Nessa primeira etapa queremos mostrar aos futuros profissionais a importância de se ter uma profissão regulamentada e o papel que o CRTR tem para os profissionais e sociedade. Posteriormente, levaremos conhecimento técnico-científico de qualidade", disse a Conselheira.

 

    Segundo o Presidente Marcello Carlos, o projeto ocorrerá UMA vez por mês, com o objetivo de visitar todos os cursos e faculdades que estiverem de portas abertas para receber o CRTR-RJ. 

 

No dia 28/09/2017 o Presidente Marcello Carlos e a Presidente da comissão de educação Cátia Benevides, participaram de uma reunião com os representantes dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, Srs. Frederico Stainer e Eduardo Senise, onde foi discutido a possibilidade de descontos e benefícios para os Tecnólogos em Radiologia nos novos cursos oferecidos pela instituição na modalidade MBA Executivo, em:

·        Acreditação e Gestão de Qualidade em Saúde

·         Liderança e Gestão para Alta Performance

 

Vamos aguardar o resultado deste importante encontro!

 

 

Sexta, 22 Setembro 2017 19:14

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PL 3661/12

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CRTR 4ª REGIÃO AOS PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS.

 

O PL 3661 DEFENDE O INTERESSE DA SOCIEDADE! O PROFISSIONAL QUE ESTUDOU PARA ISSO FOI VOCÊ!

 

No dia 12/09 aconteceu a audiência pública abordando o PL 3661 que atualiza o marco regulatório da profissão de Auxiliar, Técnico e Tecnólogo em Radiologia. Nesta audiência ficou claro que o maior impasse, por incrível que pareça, ficou por conta da insistência do Conselho Federal de Odontologia e da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO) em se posicionar favorável a realização de exames radiológicos na área da odontologia por Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e pela deturpação de que o PL retira o direito do cirurgião-dentista de realizar tal procedimento. 

O PL em nenhum momento retira esse direito do cirurgião-dentista, mas sim, por motivos óbvios, deixa claro que os TSB's não podem executar tal procedimento. Um "mais do mesmo" já que hoje é muito claro que eles não podem executar tais exames e as inúmeras decisões judiciais mostram isso.

Na recente lei que regulamentou a profissão de TSB já não há permissão expressa, além da lei 7394/85, que regulamenta nossa profissão e da Resolução CONTER n 02 de 2015 em seu artigo 3º, deixarem claro quem é o profissional apto.

Elucidamos que nas clínicas odontológicas o cirurgião-dentista é o responsável por realizar tal procedimento, porém, nos CENTROS DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA (que só na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro temos mais de 100 listados e acreditamos que em todo estado, somado-se a filiais, esse número triplique) dedicado a produção de imagens com fins diagnósticos, NÃO pode ser o TSB! Lá atuam profissionais dedicados a produzir imagens com radiação ionizante em diversos tipos de aparelhos e tecnologias. COMO PODE UM TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL REALIZAR TAIS PROCEDIMENTOS?! 

E o pior, hoje existem TSB's realizando exames de IDADE ÓSSEA (exame de mão e punho), exames de face e crânio com o Ortopantomografo 2D e 3D (Tomografia Cone Beam), ou seja, não estão nem mais restringindo a exames intra-orais! ISSO É EXERCÍCIO ILEGAL DE PROFISSÃO!

 

- Eles sabem o que pode representar uma magnificação na imagem e como evitá-la? Sabem que isso altera o diagnóstico?

-Sabem a importância de um feixe devidamente alinhado, com o raio central localizado de maneira correta, evitando assim, alterações de forma que afetam o diagnóstico?

-Eles sabem o que são os efeitos estocásticos ou probabilísticos?

- Eles sabem o que é espalhamento Compton e qual o seu efeito na formação da imagem e na produção de radiação secundária, maléfica ao profissional e ao paciente?

-Eles sabem sobre todos os princípios de proteção radiológica?

 

É INEGÁVEL que não possuem tal formação e a alegação de que se usa uma baixa dose não se sustenta por conta dos efeitos probabilísticos. É PRECISO UM PROFISSIONAL COM A FORMAÇÃO ADEQUADA PARA OPERAR TAIS EQUIPAMENTOS EMISSORES DE RADIAÇÃO, UM PERITO NO ASSUNTO!

 

ELUCIDE FAMILIARES, AMIGOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE! 

 

PELA QUALIDADE DA SAÚDE DOS NOSSOS PACIENTES E PELA QUALIDADE NO ATENDIMENTO. 

 

CIRURGIÕES-DENTISTAS - OK

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL - NÃO!

 

Assine o abaixo-assinado e ajude a não retrocedermos na busca pela excelência na assistência à saúde.

 

Link do abaixo-assinado:

 

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR102051

Quarta, 02 Agosto 2017 14:40

CRTR NA EDUCAÇÃO - COLÉGIO SANTOS MAIA

 

A nova Diretoria do CRTR, com o intuito de realizar as mudanças que a Radiologia do Rio de Janeiro tanto precisa, inicia em sua gestão o projeto CRTR NA EDUCAÇÃO.

A Nova Diretoria e a Presidente da Comissão de Educação, Conselheira Cátia Benevides, iniciam o projeto que tem como objetivo levar o CRTR até os cursos e faculdades.

 

"Nessa primeira etapa queremos mostrar aos futuros profissionais a importância de se ter uma profissão regulamentada e o papel que o CRTR tem para os profissionais e sociedade. Posteriormente, levaremos conhecimento técnico-científico de qualidade", disse a Conselheira.

 

Segundo o Presidente Marcello Carlos, o projeto ocorrerá duas vezes por mês, com o objetivo de visitar todos os cursos e faculdades que estiverem de portas abertas para receber o CRTR. 

 

 

Assessoria de Imprensa do CRTR-RJ

Artigos anteriores

« Fevereiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28